A região Oeste de Minas é um importante polo industrial do Estado que ainda não conta com infraestrutura de gás natural. Assim, na busca de regiões para expansão a partir da rede existente, a região central do Estado destaca-se pela presença de municípios com grande concentração demográfica e de PIB industrial atrativo.
O atendimento à região Oeste de Minas por meio do projeto Centro-Oeste já foi aprovado pelo Estado de Minas Gerais em Plano de Negócios apresentado ao órgão regulador, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDE, para o 2º ciclo de Revisão Tarifária Ordinária.
O Projeto Centro-Oeste atenderá à demanda por gás natural dos municípios de Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis, podendo ser estendido a outros municípios da região. Os municípios beneficiados pelo Projeto representam 10% do PIB Industrial de Minas Gerais e 7% do PIB Total do Estado. A população dos municípios diretamente impactados é de aproximadamente 1 milhão de habitantes, que correspondem a cerca de 5% da população do Estado.
Com investimentos de aproximadamente R$ 780 milhões, o Projeto prevê a ampliação do Sistema de Distribuição do Gás Natural da Gasmig em cerca de 300 km. Este gasoduto foi dimensionado visando, ainda, permitir uma expansão futura do SDGN para o Triângulo Mineiro. A implantação do Projeto se dará em etapas, com início de obras previsto para o 2º semestre de 2023 e duração estimada de 24 meses. Esse Projeto tem potencial de geração de mais de 15 mil novos empregos, conforme metodologia do BNDES. Este é o maior projeto de expansão da Gasmig desde 2010, quando se encerraram as obras dos gasodutos Vale do Aço e Sul de Minas.
O início de fornecimento de gás natural para os primeiros municípios a serem atendidos no âmbito desse Projeto está previsto para o 2º semestre de 2024. A Gasmig pretende atender prioritariamente o segmento industrial, provendo infraestrutura para o atendimento aos segmentos comercial, veicular e residencial.
A Gasmig possui atualmente uma Rede de Distribuição de Gás Natural – RDGN com 1.479 km de extensão que atendem a aproximadamente 75 mil clientes em 43 municípios nas regiões Metropolitana de BH, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Campos das Vertentes, que correspondem aos principais polos industriais do Estado de Minas Gerais. São distribuídos diariamente cerca de 2,8 milhões de m3 de gás natural. Atualmente, a rede de distribuição atende a municípios que concentram mais de 50% da produção industrial do Estado.
Foto: Divulgação / Gasmig