Home Política Pesquisa Genial/Quaest publicada!

Pesquisa Genial/Quaest publicada!

13 de outubro de 2022, 14h21 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Felipe Nunes

Pesquisa Genial/Quaest desta semana mostra estabilidade no quadro geral da eleição: Lula tem 49% das intenções de voto totais (estimativa entre 47% e 51%), enquanto Bolsonaro tem 41% (estimativa entre 39% e 43%). Em votos válidos, Lula teria 54% e Bolsonaro 46%.

Quando esses dados são ponderados em relação ao grupo de eleitores com maior probabilidade de comparecer no dia da votação (likely voter model), Lula aparece com 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro. Variação na margem de erro em relação à rodada anterior.

A Quaest está incorporando essa modelagem para compreender melhor os possíveis efeitos da abstenção sobre os resultados. O modelo foi construído a partir de dados do comparecimento real no 1º turno da eleição de 2022 e de pesquisas anteriores da Quaest.

O modelo de eleitor provável pondera o resultado pelas chances de cada indivíduo ir votar, levando em conta dados como o interesse pela eleição e o comportamento anterior do eleitor. Como resultado, a diferença entre os candidatos cai de 8 para 6 pontos.

Usando os dados ponderados pelo modelo, Vemos Lula com larga vantagem no Nordeste (71 a 29 em votos válidos), enquanto Bolsonaro vence bem no Sul e Centro-Oeste. O jogo no Sudeste está apertado, com vantagem numérica para Bolsonaro, mas os dois empatados na margem de erro.

A vantagem de Lula sobre Bolsonaro entre as mulheres continua alta, são 10 pts. Entre os homens, eles aparecem empatados tecnicamente na margem de erro.

Os dados de intenção de votos com o modelo de Likely Voters nos estratos de escolaridade também mostram larga vantagem para Lula entre os eleitores com baixa escolaridade, e vantagem, menor, de Bolsonaro sobre Lula entre quem tem escolaridade alta.

Outro dado relevante da pesquisa é a constatação do voto em Lula entre os eleitores de Ciro. Pela primeira vez fora da margem de erro, é possível constatar que 54% de quem votou em Ciro no 1º turno, vão votar em Lula no 2º turno, enquanto 21% vão votar em Bolsonaro.

A estabilidade do quadro é grande, e parece mais forte com os dados de decisão de voto: 93% dos eleitores de Lula estão decididos a votar nele, e 94% dos eleitores de Bolsonaro dizem que sua decisão é definitiva. Mas como cada voto conta, os 6% em cada grupo estão em disputa.

Nos indicadores mais subjetivos de humor e preferência, observamos vantagem menor do que em votos válidos para Lula: 53% acham que Lula merece uma segunda chance e 47% acham que Bolsonaro merece uma segunda chance como presidente.

A maioria tem mais medo da continuidade do governo Bolsonaro (45%), enquanto 41% tem medo da volta ao PT. Se transformarmos em votos válidos, essa posição significaria 52% anti-Bolsonaro e 48% anti-PT. Uma disputa apertada!

A motivação para votar em Lula, entre bolsonaristas, é cada vez mais o desejo de não ver o PT de volta ao poder. Na última rodada, 45% diziam que votavam em Bolsonaro pra não permitir a volta do PT, agora, oscilou para 47%.

Apesar dos indicadores de humor apontarem para uma diferença menor da distância entre os candidatos, o clima de opinião ainda é muito favorável a Lula. A grande maioria (55%) ainda acredita que Lula vai vencer a eleição.

O levantamento ouviu 2.000 pessoas em 120 municípios das cinco regiões do País entre os dias 10 e 12/out. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. Pesquisa registrada BR-07106.

Foto: Fábio Barros/Agência F8/Estadão Conteúdo e Ueslei Marcelino/Reuters

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário