Home Política Agendas econômicas dos candidatos ganham os holofotes na reta final das eleições

Agendas econômicas dos candidatos ganham os holofotes na reta final das eleições

28 de outubro de 2022, 11h04 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por CNN

A dois dias do segundo turno das eleições, a pauta econômica tem agitado as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), cada qual em aceno às parcelas da população que ainda precisam conquistar — Lula em direção ao empresariado; Bolsonaro, aos mais pobres.

Na última quinta-feira (27), a campanha petista publicou uma carta ao mercado que fez a Bolsa brasileira ter um comportamento curioso. Já em movimento de subida entre 1,5% e 2%, o Ibovespa teve um impulso forte logo após a divulgação da carta, indo a 3%. Após vinte minutos, porém, voltou à trajetória anterior e fechou o dia em alta de 1,66%.

Isso porque, assim que a carta foi publicada, investidores esperavam um aceno ao centro do ex-presidente, além de mais detalhes sobre propostas para a economia e adoção de um tom que apaziguasse os ânimos do mercado.

Uma análise mais aprofundada do comunicado, no entanto, revelou que o conteúdo em si não trazia muitas novidades, levando a Bolsa ao movimento anterior.

Do outro lado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se dirigiu aos rumores de que o governo Bolsonaro, em um eventual segundo mandato, estaria cogitando desindexar o salário mínimo e as aposentadorias da inflação, como forma de controlar as despesas públicas.

A possibilidade abalou a campanha de Bolsonaro e, em resposta, Guedes empreendeu esforços nos últimos dias para negar os planos vazados do ministério, discutidos desde o primeiro ano do governo.

No episódio desta sexta-feira, último dia útil antes da decisão nas urnas, o CNN Money se debruça sobre como o mercado tem recebido as agendas econômicas de cada candidato nesta reta final.

Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.

Foto: Ricardo Stuckert-Flickr Lula Oficial / Alan Santos-PR / Shutterstock / Montagem Brenda Silva

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário