Por Metrópoles
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, repudiou ato de manifestantes bolsonarista catarinenses. Em vídeo que circula na internet, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecem fazendo saudação nazista, “sieg heil”, com a mão estendida, ao cantar o Hino Nacional brasileiro.
O caso aconteceu na Rodovia SC-163, em São Miguel do Oeste, em um dos bloqueios feitos após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.
“O uso de símbolos nazistas e fascistas por “manifestantes” claramente de extrema-direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime!”, disse Heiko. “Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil. Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele”, continuou o representante alemão.
O uso de símbolos nazistas e fascistas por "manifestantes" claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime!
— Embaixador Heiko Thoms (@AmbBrasilia) November 3, 2022
O vídeo estava sob análise do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que tentava identificar as pessoas que fizeram o gesto.
Em nota ao Uol, o órgão afirmou que não vê apologia no ato. “Não havendo evidências de prática de crime, muito embora a atitude ser absolutamente incompatível com o respeito exigido durante a execução do Hino Nacional”, disse.
“Sieg heil”
O gesto, traduzido como “viva a vitória”, era usado nas manifestações nazistas na década de 1930 como uma espécie de reverência – e foi imitado pelo movimento integralista no Brasil. A lei brasileira considera crime a apologia ao nazismo, de acordo com o Artigo 20 da Lei do Racismo.
Foto: Reprodução