Por Itatiaia
O senador José Serra (PSDB) afirmou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, apresentada pelo governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixará o governo petista encurralado, em uma espécie de “arapuca política”.
“O governo está encurralado. Cada ação para tapar um buraco no teto exige três quintos do Congresso, com votação dupla nas duas Casas. Os custos econômicos que envolvem essas alterações constitucionais são elevados, pois o Executivo consome recursos fiscais, tempo e energia nesse debate. O novo governo está entrando em uma arapuca política com desdobramentos fiscais. Nessa armadilha, a Constituição sai perdendo, pois o texto vai sofrendo alterações que comprometem a consistência da norma”, disse o senador, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo.
O parlamentar tucano, que declarou apoio a Lula no segundo turno das eleições, afirmou que a equipe petista demorou semanas para apresentar o texto e agora a PEC será muito modificada.
“Demoraram semanas para protocolar um texto que será muito modificado, e estão escolhendo caminhos que não resolvem o problema. Penso que essa deveria ser a última PEC para lidar com o teto de gastos para que o governo possa iniciar a gestão focado no que importa”, avaliou Serra.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado