Home Belo Horizonte Nely Aquino recebe pedido de impeachment do prefeito de BH, Fuad Noman

Nely Aquino recebe pedido de impeachment do prefeito de BH, Fuad Noman Presidente da Câmara de BH, vereadora Nely Aquino, recebeu nesta quarta-feira (7) pedido de impeachment do prefeito de BH

7 de dezembro de 2022, 16h04 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Itatiaia

A presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Nely Aquino (Podemos) recebeu e aceitou, no início da tarde desta quarta-feira (7), um pedido de impeachment do prefeito Fuad Noman (PSD) por suposta irregularidade em uma nomeação na Prefeitura de BH – segundo a denúncia, o caso configuraria nepotismo cruzado.

Agora, Nely deve ler o requerimento na próxima sessão e o plenário da Casa vota se inicia ou não o processo de impeachment.

Segundo o pedido, feito pelo advogado Mariel Marra e protocolado na tarde desta terça (6), o crime de nepotismo cruzado teria ocorrido com a nomeação de Wellington Aguilar, esposo da deputada estadual Ale Portela (PL) e genro da vereadora Marilda Portela (Cidadania).

A nomeação acontece em meio às articulações entre prefeitura e vereadores em busca de votos para a eleição da presidência da Câmara, que vai ocorrer na próxima segunda (12).

Desde o final de novembro, a PBH tem adotado a estratégia de oferecer, e dar, espaço a indicados por parlamentares, como já mostrou a coluna. A iniciativa tem motivo: a disputa na Câmara está apertada e assessores do prefeito Fuad Noman (PSD) o convenceram de que ganhar a presidência do Legislativo é “essencial”.

Atualmente, o grupo apoiado por Fuad na Câmara calcula ter 22 nomes “sólidos”: Célio Frois (PSC), Gabriel Azevedo (sem partido), Cleiton Xavier (PMN), Jorge Santos (PSC), Leo Burguês (União), Alvaro Damiao (União), Reinaldo Gomes (MDB), Bella (PSOL), Macaé Evaristo (PT), Iza Lourença (PSOL), Pedro Patrus (PT), Duda Salabert (PDT), Juninho Los Hermano (União), Bim da Ambulância (Avante), Claudiney Dulim (Avante), Gilson Guimarães (Rede), Miltinho CGE (PDT), Bruno Miranda (PDT), Bispo Fernando Luiz (PSB), Wanderley Porto (Patriota) e Helinho da Farmácia (PSD). Recentemente, somou-se ao grupo a vereadora Marilda Portela (Cidadania), agraciada com a indicação de uma aliada para uma coordenadoria regional.

Do outro lado, está o grupo da atual presidente Nely Aquino (Podemos), com Wesley (PP), Juliano Lopes (Agir), Cláudio do Mundo Novo (PSD), Rubão (PP), José Ferreira (PP), Marcos Crispim (PSC), Marli (PP), Wilsinho da Tabu (PP), Flávia Borja (PP), Henrique Braga (PSDB), Nikolas (PL), Ciro Pereira (PTB), Irlan Melo (Patriota), Fernanda Altoé (Novo), Marcela Trópia (Novo) e Braulio Lara (Novo). Estes 17 são considerados como “garantidos” – há quem aposte que, até a eleição, na segunda-feira (12), o grupo seja reforçado com nomes hoje vistos como apoiadores da base.

Walter Tosta (PL) e Ramon Bibiano (PSD) têm sido cortejados e, curiosamente, já foram colocados como apoiadores dos dois lados.

Foto: Reprodução/Twitter

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário