Por Metrópoles
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (13/12) o economista Aloizio Mercadante como futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O anúncio foi feito nesta terça-feira (13/12) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, durante evento de agradecimento aos grupos de trabalho (GT) da equipe de transição.
“Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você… boato de que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato. Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, afirmou Lula, ao arrancar aplausos e gritos da plateia que o assistia.
Pouco antes de anunciar Mercadante como o próximo presidente do banco, Lula disse que o novo governo vai acabar com as privatizações neste país. “Nossas empresas públicas não estão à venda”, acrescentou.
Em seguida, Lula fez declarações ao que chamou de “glorioso mercado”:
“Ao tentarem julgar o que estamos fazendo, diga se em algum momento da vida do mercado brasileiro ganharam tanto dinheiro como ganharam de 2003 a 2008, quando presidi este país”, disse o petista.
“O crescimento do PIB só tem sentido se a gente distribuir o crescimento com aqueles que produziram o crescimento, que é o povo trabalhador deste país”, acrescentou Lula.
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles