Por Metrópoles
O presidente Lula fixou uma meta ousada ao ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França: o petista quer ao menos 100 novos aeroportos em pequenos municípios ao longo de seu terceiro mandato.
Segundo interlocutores do ministro, a administração das novas pistas poderá ser dividida entre a Infraero e empresas possivelmente interessadas nas concessões desses terminais.
Integrantes do governo Lula admitem, porém, que concessionárias têm pouco interesse em aeroportos menores. Nesse contexto, preveem que a gestão das pistas deve acabar concentrada na Infraero.
Segundo integrantes do governo, Lula quer fortalecer a estatal. O investimento em terminais pequenos seria uma das estratégias para conquistar o mercado de companhias aéreas.
Integrantes do Ministério dos Portos e Aeroportos defendem que, sob controle da Infraero, os terminais menores teriam mais chances de atrair as empresas aéreas de baixo custo, as chamadas “low cost”.
Aliados de França admitem, porém, que a meta de Lula será difícil de ser atendida. A avaliação é de que o orçamento apertado do governo para investimentos deve ser uma trava para o avanço do plano.
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles