Home São Paulo Quando os três poderes – União, Estado e Município – têm como prioridade acudir uma população devastada

Quando os três poderes – União, Estado e Município – têm como prioridade acudir uma população devastada

22 de fevereiro de 2023, 11h56 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas ( Republicanos), além do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, que é do PSDB, deram uma boa demonstração de que a prioridade é, em primeiro lugar, o povo – é a ele que o poder público deve obediência. E a primeira providência, tomada logo que Lula chegou a São Sebastião, na região norte de São Paulo, foi a reconstrução de moradias, centenas foram destruídas por deslizamentos de terra, já agora sob o comando do Ministério das Cidades, embora toda a região esteja afetada por estragos nas rodovias, o que o que levará bom tempo para sua reconstrução – daí por exemplo que um litro d’água na região estar custando 90 reais.

Mas a primeira providência tomada pelas autoridades que estiveram na região foi a dedicação extrema à salvação de vidas – o bem maior de todos. O governo federal decretou estado de calamidade pública nos municípios mais atingidos – além de São Sebastião e Ubatuba, também estão nessa situação Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga e Ilhabela. Os serviços de telefonia, água e telefonia estão comprometidos nas regiões mais afetadas. Antes de desembarcar em São Sebastião, o presidente Lula sobrevoou de helicóptero as áreas afetadas, acompanhado dos ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; Ana Moser, dos Esportes; Jader Filho, de Cidades; Márcio França, de Portos e Aeroportos; Márcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência; Paulo Pimenta, da Secom; Renan Filho, de Transportes; Rui Costa, da Casa Civil e Waldez Góes, de Integração e Desenvolvimento Regional, donde se vê a importância que o governo Lula dá à região atingida pelos fortes temporais de domingo e segunda-feira e nem poderia ser de outra forma.

Ainda assim, amigos de Jair Bolsonaro tentam intrigar o ex-presidente com o atual – Lula da Silva. Um deles foi o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que tentou mostrar que Bolsonaro interrompeu seu período de descanso quando as chuvas atingiram Petrópolis e Minas Gerais – mas ao mesmo tempo Queiroga foi traído por passeios de jet-sky promovidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, quando de folga na Bahia. O fato a destacar é a união dos três poderes – União, governo do Estado e Prefeitura Municipal – no esforço comum de acudir na primeira hora as regiões afetadas pelas fortes chuvas desse fim de semana. Lula, no entanto, pediu que a prefeitura escolha terrenos menos íngremes, fora das encostas dos morros, para que o governo federal possa entrar com o programa Minha Casa, Minha Vida, sem os riscos de novos deslizamentos de terra.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário