Por CNN
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), encaminhou ao Senado Federal as indicações de sete diplomatas para postos do Brasil no exterior, entre eles as embaixadas nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Argentina.
A única mulher dentre os indicados, Maria Luiza Ribeiro Viotti, será – caso aprovada – a primeira mulher a ocupar o cargo de embaixadora brasileira nos Estados Unidos.
O despacho foi publicado nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União. Veja os nomes:
- Maria Luiza Ribeiro Viotti, embaixadora nos EUA;
- Antonio Patriota, embaixador no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte;
- Julio Glinternick Bitelli embaixador na Argentina;
- Ricardo Neiva Tavares, embaixador na França e em Mônaco;
- Paulino Franco de Carvalho Neto, embaixador no Egito e na Eritreia;
- Everton Vieira Vargas, embaixador na Santa Sé e em Malta;
- Sérgio França Danese, representante permanente do Brasil junto à ONU.
Viotti foi representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas entre 2007 e 2013, e embaixadora em Berlim no fim do governo Dilma (2013-2016).
Patriota atualmente chefia a missão brasileira junto ao Egito. Ele foi Ministro das Relações Exteriores no governo Dilma Rousseff (2011-2013).
Julio Glinternick Bitelli ocupa hoje o cargo no Marrocos. Ricardo Neiva Tavares já foi embaixador do Brasil em Viena (2016-2018) e Roma (2013-2016).
Sabatina e aprovação do Senado
Os indicados serão sabatinados pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado e, se aprovados, também precisam passar pelo plenário da Casa. Ainda não há previsão de data para que sejam analisados e votados.
No final do ano passado, embora tenha sabatinado alguns diplomatas, a comissão não analisou todas as indicações que haviam sido feitas pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Na época, senadores relataram à reportagem que indicações mais “sensíveis” ficariam para depois.
O diplomata escolhido por Lula para a embaixada do Brasil na Argentina não é, por exemplo, o mesmo que havia sido indicado por Bolsonaro.
Nesta segunda (20), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para tratar das indicações de Lula às chefias de embaixadas do país no exterior. Também acertaram detalhes da viagem presidencial à China, no fim desta semana, para a qual Pacheco foi convidado por Lula.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil