Por G1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (10) que vai convidar o presidente da China, Xi Jinping, para visitar o Brasil. De acordo com o presidente, a ideia é mostrar ao mandatário chinês os projetos que podem contar com investimentos vindos do país asiático.
Lula deu a declaração durante entrevista ao programa “A Voz do Brasil”. O presidente viaja para a China nesta terça-feira (11) para uma agenda bilateral no país, que é o maior parceiro comercial do Brasil, acompanhado de 40 autoridades, entre ministros, parlamentares e governadores. Os compromissos, segundo o Ministério das Relações Exteriores, terão início na quarta (12).
“Nós vamos consolidar nossa relação com a China. (…) Eu vou convidar o Xi Jinping para vir ao Brasil para uma reunião bilateral. Para conhecer o Brasil, para mostrar os projetos que nós temos de interesse de investimento dos chineses”, afirmou o presidente.
“Então, eu só queria te dizer que a gente não quer que os chineses comprem coisas nossas, o que nós queremos é construir parcerias com os chineses. O que nós queremos é fazer sociedade com os chineses para que eles possam fazer investimentos em coisas que não existem”, declarou Lula.
Florestas
Durante a entrevista, Lula também disse que o Brasil deve se reunir com países com grandes florestas como Congo e Indonésia, em junho, para tratar de sustentabilidade. Lula afirmou que tentará ampliar a participação na reunião para todos os países da América Latina que tenham território na Amazônia.
“Eu já tenho, em junho, um compromisso com o Congo, que está convidando o Brasil e a Indonésia para fazer um grande encontro dos três países do mundo que têm a maior floresta verde do mundo. Obviamente que eu vou tentar convencer o Congo a convidar os países da América do Sul. Porque nós também temos que ter a humildade e reconhecer que a Amazônia não é só nossa. A Amazônia tem vários países que tem um potencial extraordinário”, declarou Lula.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil