Home Minas Gerais Incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó é controlado

Incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó é controlado As chamas tiveram início no começou da última terça-feira (8), fora dos limites do parque, em uma região conhecida como Mata das Flores, em Itabira, na Região Central do estado.

12 de outubro de 2019, 11h56 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Cerca de 8 mil hectares dos 33.800 mil hectares do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Itabira, na Região Central de Minas, foi consumido pelo incêndio. Ainda com poucos focos, equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas continuam no local de prontidão para evitar novas chamas. O parque está fechado por questões de segurança e ainda não há data de reabertura.

A parte Norte/Noroeste do Parque foi consumida pelas queimadas na madrugada deste sábado (12), quando um novo foco de incêndio surgiu. Além desse, houve outros dois focos de incêndio: no Setor Altamira e no Setor Principal, onde se concentraram os trabalhos na sexta (11), que contaram com cerca de 70 brigadistas, um helicóptero e dois aviões no combate às chamas.

Já neste sábado (12), uma nova brigada, com 16 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, saiu de Belo Horizonte e se juntou à equipe que tenta conter as chamas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas se alastraram até a parte superior da Cachoeira da Farofa, na Serra da Bandeirinha, um dos principais pontos turísticos do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Hoje, o parque protege diversas espécies da flora e da fauna brasileiras ameaçadas de extinção.

Foto: CBMMG

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário