Por Itatiaia
A Polícia Militar vai visitar todas as escolas de Minas Gerais nesta quinta-feira (20), segundo o tenente-coronel da PM, Flávio Santiago, chefe do centro de jornalismo da instituição. Isso significa passar por instituições de ensino particulares, municipais e estaduais. A intenção, segundo ele, é dar segurança aos alunos, pais e professores sobre a presença em sala de aula neste dia 20 de abril.
A data marca o massacre de Columbine e o aniversário de Hitler e é citada em ameaças de ataques a escolas nesta quinta-feira em todo o Brasil. Pais, alunos e responsáveis pelas escolas relatam receio.
Flávio Santiago explica que a orientação da Polícia Militar para esta quinta-feira (20) é de que pais e responsáveis levem os filhos à escola normalmente e se engajem no combate às fake news que têm circulado sobre o assunto. “Do soldado ao comandante, todo o efetivo estará nas ruas amanhã”, diz Santiago.
Ainda de acordo com o tenente-coronel, mensagens recebidas pelas redes sociais devem ser enviadas a órgãos oficiais para serem verificadas, e não repassadas para familiares ou amigos. “Pode parecer que é um bom serviço, mas não é, pois a intenção de quem cria essas fake news é causar alarme e pânico.”
De acordo com a PM, toda informação de ameaça que chega à corporação é checada. Essa informação ou ameaça passa a ser considerada boato somente após a instituição concluir a verificação de procedência e conteúdo.
Cartilha
A Polícia Militar de Minas Gerais também lançou, nesta semana, uma cartilha com dicas de segurança para o ambiente escolar. Além de alertar para as notícias falsas compartilhadas nas redes sociais e explicar como denunciar conteúdos relacionados a ameaças de ataques em escolas, o material também traz orientações sobre convivência nas escolas e pode ser acessado aqui.
No último dia 10 a PM lançou uma ação integrada e preventiva para fortalecer a rede de proteção às escolas públicas e privadas. Desde então, cerca de 6,9 mil escolas mineiras já receberam a visita de policiais militares. Durante essas visitas, os militares fazem palestras e ações educativas para a comunidade, além de repassar dicas de segurança e autoproteção.
Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG