Home Belo Horizonte Vereadores de BH votam hoje projeto que aumenta número de vagas na Câmara Municipal

Vereadores de BH votam hoje projeto que aumenta número de vagas na Câmara Municipal Projeto prevê a criação de duas novas cadeiras de vereadores na CMBH; número passaria de 41 para 43 parlamentares

2 de maio de 2023, 08h44 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Itatiaia

Os vereadores de Belo Horizonte vão votar nesta terça-feira (2) a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que cria duas novas cadeiras na Câmara Municipal. Se o projeto for aprovado, a partir da eleição de 2024, o legislativo da capital passará de 41 para 43 vereadores.

O projeto foi assinado por 40 vereadores e aponta que o número de habitantes da capital mineira já permite, de acordo com os critérios da Constituição, o aumento no número de parlamentares na Casa. Apenas o presidente da Casa, vereador Gabriel Azevedo (sem partido), não assinou a proposta.

De acordo com a justificativa da proposta, a intenção é adequar a representatividade da Câmara segundo a previsão constitucional.

“Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população estimada para Belo Horizonte no ano de 2021 é de 2.530.70 habitantes. Nesse sentido, é importante destacar que a Constituição da República fixou expressamente o parâmetro de representatividade com base no número de habitantes por município, para estabelecer o número mínimo e o máximo de cadeiras em cada Casa Legislativa, sempre respeitado o princípio da proporcionalidade”, dizem os vereadores.

“Dessa forma, a Carta Magna, em seu art. 29, inciso IV, alínea r, estabelece que a Câmara Municipal de Belo Horizonte pode ser composta por até 43 vereadores, de forma que a proposta de emenda que ora se apresenta, está revestida de plena legalidade”, continuam na justificativa da Pelo 7/2023.

O projeto precisa ser discutido em dois turnos pelos vereadores e receber apoio de dois terços da Câmara, ou seja, de pelo menos 28 vereadores.

Caso seja aprovado, a mudança já começaria a valer para a eleição de 2024, quando duas vagas a mais na Câmara Municipal estariam em disputa.

Foto: Barbara Crepaldi/CMBH

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário