Home Política Lula melhora popularidade entre eleitores de Bolsonaro, mas polarização continua, avalia Planalto

Lula melhora popularidade entre eleitores de Bolsonaro, mas polarização continua, avalia Planalto Levantamento do Ipec divulgado nesta sexta (9) mostra que 37% do eleitorado consideram o governo ótimo ou bom

9 de junho de 2023, 12h04 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por CNN

Apesar da popularidade estagnada, o Palácio do Planalto avalia que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) melhorou na percepção de eleitores que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a partir dos dados da pesquisa Ipec divulgados nesta sexta-feira (9).

O levantamento mostra que 37% do eleitorado consideram o governo ótimo ou bom, enquanto os que reprovam somaram 28% — em relação à pesquisa anterior, os números oscilaram dentro da margem de erro.

Os entrevistados que deram nota regular também pontuaram 37% e é sobre esse grupo que estão depositadas as análises positivas do governo.

Responsável pela comunicação de governo, o ministro Paulo Pimenta afirma que a “pesquisa revela a manutenção da polarização” das eleições.

Ao mesmo tempo, o ministro palaciano considera que houve “avanço positivo da popularidade do governo entre a parcela da população que nas últimas eleições optou pelo outro projeto de governo”.

“Isso porque as ações do governo, que é para todos os brasileiros, começam a ser percebidos, como o novo Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Mais Médicos, redução nos preços dos combustíveis, inflação controlada, e várias outras ações”, afirmou em nota.

A Secretaria de Comunicação da Presidência prepara uma análise mais aprofundada dos números.

A avaliação é exemplo do que auxiliares do governo de dentro do Planalto repassam ao presidente Lula.

“Se considerarmos que de todas as políticas públicas e programas lançados até agora o que efetivamente ‘chegou até as pessoas’ foi o Bolsa Família, é possível afirmar que, na medida que essas ações forem sendo desenvolvidas, ampliaremos a nossa capacidade de diálogo e apoio para outros segmentos”, disse o ministro da Secom.

Outra avaliação do governo diz respeito à calcificação ou cristalização do grupo mais identificado com o bolsonarismo e que dificilmente avaliará bem o governo Lula.

Estima-se que este grupo varie de 24% a 30%, de acordo com as últimas pesquisas de opinião.

Integrantes do governo ouvidos pela CNN avaliaram que o governo poderia estar com popularidade melhor se não fossem as dificuldades na relação com o Congresso.

As falhas na articulação têm deixado exposta a administração de governo.

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário