Home Minas Gerais Janones sobre Zema: ‘conversa pouco com Lula e entra em polêmicas desnecessárias’

Janones sobre Zema: ‘conversa pouco com Lula e entra em polêmicas desnecessárias’ Deputado criticou o governador de Minas Gerais e apontou ‘traição’ a eleitores por causa de apoio a Bolsonaro

26 de junho de 2023, 09h50 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Itatiaia

O deputado André Janones (Avante-MG) criticou, em entrevista exclusiva à Itatiaia, os primeiros meses do segundo mandato de Romeu Zema (Novo) à frente do governo de Minas Gerais. Segundo o parlamentar, Zema precisa ampliar o relacionamento com a equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deixar de fomentar “polêmicas desnecessárias”.

“(Zema) conversa pouco com Lula e entra em polêmicas desnecessárias, coisa que não fazia nos dois primeiros anos de mandato, sempre com ‘meu foco em Minas e não vou entrar nessa disputa’. Agora, tem ido por outro lado, que traz instabilidade ao cenário político do estado e não é positivo”, disse, na quinta-feira (22).

‘Traição’

Para Janones, a postura de Zema ante os temas nacionais pode ter a ver com uma possível ideia de disputar a eleição presidencial em 2026. O deputado criticou, ainda, o apoio dado pelo político do Novo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno do ano passado.

“Na minha opinião, a postura do governador no pleito de 2022 foi de traição com o eleitorado. No domingo em que o primeiro turno se encerra, (dizia) ‘não sou Lula nem Bolsonaro, mas Minas Gerais’. No outro dia (dois dias depois, na verdade), de manhã, estava no Palácio do Planalto, de cabo eleitoral, pedindo votos para Bolsonaro”, falou.

No primeiro turno, Zema declarou voto no correligionário Felipe d’Avila. A reboque do apoio dado a Bolsonaro dois dias após o primeiro turno, o governador assumiu o posto de coordenador estadual da campanha do então candidato à reeleição.

“A postura não foi transparente, de traição com o eleitor que acreditava estar, realmente, votando em alguém acima da disputa ideológica entre direita e esquerda no plano nacional”, completou o deputado do Avante.

O partido de Janones, aliás, apoiou Zema na corrida ao governo de Minas Gerais. O parlamentar, por sua vez, chegou a dividir o palanque com Alexandre Kalil (PSD), que terminou na segunda colocação.

Em 2018, Janones apoiou Zema no segundo turno. A relação começou a enfrentar tensionamentos poucos meses depois, após a tragédia de Brumadinho.

Foto: Naice Dias/Itatiaia

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário