Por Itatiaia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja visitar Minas Gerais em agosto, mais tardar em setembro. A princípio, as agendas serão em Belo Horizonte. Segundo apurado pela coluna, Lula deve tratar de assuntos como a concessão da BR 381 e a repactuação do acordo de Mariana.
A BR 381 tem leilão marcado para o dia 24 de novembro. Depois de duas licitações sem sucesso, em governos anteriores, a União espera conceder a rodovia à iniciativa privada neste ano. Já a repactuação do acordo relacionado ao rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, está sendo mediada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) há dois anos, mas ainda não saiu do papel.
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), disse, em entrevista exclusiva à Itatiaia, que pelo menos R$ 3 bilhões da indenização de Mariana estão reservados para serem usados como contrapartida na concessão da rodovia. O objetivo principal seria reduzir o valor do pedágio, como reivindicado por prefeitos de cidades atingidas.
Com a mudança de governo, a gestão de Lula está revendo pontos do acordo que vinham sendo negociados. O principal deles é a governança do ressarcimento, definindo, por exemplo, quem vai gerenciar o recurso das indenizações. O temor da União é que as mineradoras fechem um valor, repassem o dinheiro ao poder público, e depois “lavem as mãos” em relação ao ressarcimento de danos continuados.
A visita Lula à Minas que, segundo fontes da coluna, será em agosto ou setembro, vai ser a primeira visita do presidente ao Estado neste governo. O petista venceu as eleições presidenciais em Minas no primeiro e no segundo turno.
Foto: Ricardo Stuckert