Home São Paulo Datafolha: Boulos lidera disputa pela Prefeitura de São Paulo com 32%

Datafolha: Boulos lidera disputa pela Prefeitura de São Paulo com 32%

1 de setembro de 2023, 08h30 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por DCM

O Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (31), a primeira pesquisa do instituto sobre as eleições municipais de 2024 em São Paulo. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) aparece como líder, com 32% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que tem 24% de apoio. Na terceira posição, encontra-se Tabata Amaral, deputada federal pelo PSB, com 11%, seguida por Kim Kataguiri (União Brasil), com 8%.

Entre os candidatos já confirmados para a disputa, Vinicius Poit, ex-deputado do Novo, ocupa o quinto lugar com 2% das intenções de voto. O número de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular seu voto é de 18%, o que é considerado usual a 13 meses do primeiro turno. Além disso, 5% dos entrevistados não souberam indicar um candidato de preferência.

A pesquisa do Datafolha foi conduzida nos dias 29 e 30 de agosto, ouvindo 1.092 eleitores na cidade de São Paulo. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na abordagem espontânea, em que os eleitores são convidados a mencionar um nome sem a lista de candidatos disponível, Boulos recebeu 8% das citações, enquanto Nunes foi mencionado por 4% e Kim por 1%. O termo “candidato do PT” teve 2%, e “o prefeito” (sem nome específico) obteve 2% de menções. A maioria, equivalente a 72% dos entrevistados, afirmou não ter um candidato definido, enquanto 7% afirmaram que votarão em branco ou nulo.

Apesar de ainda estar cedo para fazer análises definitivas sobre a corrida eleitoral, os resultados da pesquisa sugerem um cenário com diversas nuances positivas para os candidatos envolvidos. A liderança inicial de Boulos com 32% é notável, mas o resultado pode ser influenciado pelo seu bom desempenho na eleição municipal anterior, na qual foi derrotado segundo turno por Bruno Covas, do PSDB.

Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário