O governo brasileiro vai enviar o avião da Presidência da República para a repatriação de brasileiros em Israel. Trata-se da aeronave VC-2 (Embraer 190), que tem capacidade para 40 passageiros.
O acionamento foi feito em caráter de urgência e a decolagem será da Base Aérea de Brasília com destino a Roma. Depois segue para Tel Aviv.
Até domingo, 15, a operação “Voltando em Paz”, sem precedentes na história do país, pretende resgatar 900 brasileiros que estão na região de conflito.
“Estou orgulhoso, e o povo brasileiro também deve estar, pelo belo trabalho que o Ministério da Defesa, o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira estão fazendo de resgate dos nossos compatriotas que estão na zona do conflito”, disse Lula no X, antigo Twitter. “Vamos continuar trabalhando até trazer de volta para casa todos que estão naquela região e desejam retornar ao nosso país”.
Coordenada pela Força Aérea Brasileira, a missão visa auxiliar os compatriotas em Israel, Palestina e nações próximas, como Jordânia e Egito. Profissionais de saúde e psicólogos estão presentes para dar suporte.
A grande maioria são turistas que estavam em Israel quando os ataques do Hamas começaram no sábado, 7. Evangélicos de Sorocaba que estavam num pacote pela “Terra Santa” agradeceram o prefeito bolsonarista da cidade, como se fosse dele o mérito pelo trabalho, e não do governo federal.
Há aproximadamente 20 mil nacionais vivendo entre Israel e territórios palestinos. O Itamaraty criou um formulário online para identificar e auxiliar esses cidadãos, recebendo até agora cerca de 2,7 mil inscrições. Entretanto, nem todos desejam retornar imediatamente.
Um formulário do Itamaraty busca entender a localização e necessidades das pessoas, incluindo outras formas de assistência, além da repatriação. O Brasil dispõe de várias aeronaves para a operação, incluindo o KC-30, capaz de transportar tanto passageiros quanto grandes cargas.
Sobre a situação em Gaza, que tem uma fronteira com o Egito, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em diálogo com o governo egípcio. A intenção é evacuar brasileiros de Gaza através dessa fronteira, usando ônibus até Rafah. O posto de fronteira atualmente está fechado devido aos bombardeios israelenses.