Por G1
Uma aeronave da Presidência da República decolou na tarde desta quinta-feira (12), em Brasília, para a operação de resgate de brasileiros em Gaza. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião tem capacidade para até 40 passageiros.
O avião modelo VC-2 pousará em Roma, na Itália. Na capital italiana, a aeronave permanecerá até receber autorização para prosseguir ao Egito.
A aeronave é a primeira disponibilizada pelo governo para a repatriação de nacionais que estão na Faixa de Gaza — território palestino na fronteira com o Egito e Israel.
TEMPO REAL: acompanhe o conflito Israel x Hamas
O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, cidade da Cisjordânia onde fica a sede da Autoridade Palestina, ainda aguarda a formação de um corredor humanitário, em território do Egito, para retirar brasileiros de Gaza.
22 brasileiros em Gaza já solicitaram repatriação. Segundo a representação diplomática brasileira na Palestina, 13 brasileiros estão em uma escola católica na Faixa de Gaza que está sendo utilizada como abrigo.
A FAB informou que o acionamento da aeronave ocorreu em “caráter de urgência” durante a tarde desta quinta.
Apesar de ter sido elencado como apto para missão, o avião cedido pelo Planalto não constou do cronograma inicial de voos disponibilizado pela Força Aérea no início desta semana.
De acordo com a FAB, os aviões VC-2 são utilizados em missões de transporte especial. Em 2020, no início da crise da Covid-19, o modelo foi utilizado na repatriação de brasileiros na China.
Foto: reprodução