Home Brasil Ciclone no mar: entenda o fenômeno que causou ondas gigantes no Rio

Ciclone no mar: entenda o fenômeno que causou ondas gigantes no Rio

6 de novembro de 2023, 16h18 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por DCM

No último domingo (5), uma combinação de eventos naturais gerou um efeito impressionante nas praias do Rio de Janeiro, com ondas tomando o calçadão e alcançando as pistas das avenidas próximas. As imagens da água surpreendendo os banhistas rapidamente viralizaram nas redes sociais.

A cidade foi impactada por uma frente fria entre a sexta-feira (3) e o sábado (4), acompanhada por um ciclone extratropical, localizado a certa distância no oceano. Segundo a meteorologista Hana Silveira, do Climatempo, em entrevista ao G1, este fenômeno é algo comum.

“O ciclone extratropical provocou a intensificação e persistência dos ventos em uma área no mar, que chamamos de pista, o que resultou na formação de grandes ondas que chegaram ao litoral do Rio de Janeiro, configurando a ressaca, que é quando as ondas chegam a partir de 2,5 metros na costa. É como um ventilador numa piscina, por exemplo, que faz com que as ondas aumentem naquele espaço, como aconteceu em maior proporção no mar”, explicou a especialista.

De acordo com a Marinha do Brasil, a ressaca no mar deve persistir até as 18h desta segunda-feira (6), com ondas atingindo até 3,5 metros. Apesar da previsão de redução da intensidade das ondas a partir desse horário, o mar ainda deve se manter agitado ao longo da terça-feira.

Enquanto a cidade lida com os efeitos da ressaca, o Corpo de Bombeiros continua as buscas por um adolescente de 16 anos que desapareceu no mar em Ipanema, Zona Sul, no domingo. O jovem fazia parte de uma excursão ao litoral do Rio de Janeiro. Além dos esforços dos guarda-vidas, as equipes de busca estão utilizando uma aeronave, motos aquáticas e drones para localizá-lo.

Para minimizar os impactos nas vias e calçadões, a Comlurb, empresa de limpeza urbana do Rio de Janeiro, está realizando a limpeza da areia trazida pelas ondas. A equipe utiliza máquinas para liberar as pistas, tendo já conseguido liberar duas faixas da Avenida Delfim Moreira no início da tarde desta segunda-feira. O trabalho de manutenção da Comlurb segue em andamento no local.

O que é ressaca?

A ressaca é um aumento acentuado da superfície do mar na costa, provocado pela combinação de três fatores: empilhamento de água causado pelo vento, ondas e maré.

Na costa do Sudeste do Brasil, o empilhamento de água está associado aos ventos de frentes frias, que sopram predominantemente de S a SW. Ventos nessa direção causam um aumento no nível do mar na costa, e quanto mais fortes e constantes esses ventos, maior a elevação.

As ondas na superfície do mar também são geradas pelos ventos, e ventos mais intensos geram ondas mais altas. Assim, nas ressacas, a intensidade do vento é um fator importante. Por fim, a maré também desempenha um papel significativo.

As marés não são causadas pelo vento, mas sim pela atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. As ressacas mais severas ocorrem durante as marés de sizígia, quando a Lua, o Sol e a Terra estão alinhados, resultando em forças combinadas e marés de maior amplitude.

Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário