Por DCM
Jamila Ewaida, a avó de Shahed Al-Banna, uma jovem de 18 anos que está na Faixa de Gaza com seus familiares em meio à guerra entre Israel e Hamas, recebeu autorização para deixar o território palestino, conforme fontes do Itamaraty. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.
O nome da idosa não estava inicialmente na lista divulgada nesta sexta-feira (10), que incluía 33 brasileiros e seus familiares com autorização para atravessar a passagem de Rafah, na fronteira entre Gaza e Egito.
Fontes do governo brasileiro indicam que a exclusão da avó pode ter sido um “mero erro” e que “gestões e pedidos” para incluí-la estavam sendo realizados.
O grupo de brasileiros está distribuído entre duas cidades palestinas: 18 na cidade fronteiriça de Rafah, conectando a Faixa de Gaza ao Egito, e 16 em Khan Yunis.
A chegada do grupo está programada para a Base Aérea de Brasília, seguindo o protocolo dos repatriados de Israel e da Cisjordânia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a intenção de recebê-los no aeroporto, conforme divulgado pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.
Em Brasília, as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e órgãos do governo brasileiro estarão disponíveis para atender os brasileiros e seus familiares. O governo federal irá fornecer abrigo, documentação e alimentação aos brasileiros repatriados de Gaza, além da presença de médicos, psicólogos e um posto de imunização para atendimento imediato.
O Itamaraty informou que o grupo aguarda no posto fronteiriço de Rafah desde as 7h da manhã (horário local – 2h no horário de Brasília), aguardando os “trâmites necessários para a entrada no Egito e posterior repatriação para o Brasil”.
Com a saída do grupo de Gaza nesta sexta-feira (10), a chegada ao Brasil está prevista apenas para o domingo (12).
Veja vídeos da jovem Shahed Al-Banna em Gaza:
⏯️ Brasileira mostra frustração em Gaza: “Ninguém conseguiu sair”.
A brasileira Shahed al-Banna, de 18 anos, gravou vídeos mostrando a situação das pessoas na fronteira de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
Leia: https://t.co/qBGyFDGTlE pic.twitter.com/ars2SE1clz
— Metrópoles (@Metropoles) November 9, 2023
A brasileira Shahed al-Banna, de 18 anos, está em Gaza à espera do resgate do governo brasileiro. "Eu só queria estudar, viver uma vida normal, sem guerra. Não temos culpa. A gente não fez nada para merecer isso", disse a jovem pic.twitter.com/MICmNcNWZe
— Pragmatismo Politico (@Pragmatismo_) October 10, 2023
Brasileira que vive em Gaza diz que não tem para onde ir durante ataque. Shahed al-Banna, 18, recebeu avisos de Israel de que um ataque atingirá uma casa ao lado nas próximas horas. Acompanhe a cobertura em https://t.co/OUrEFevL3e pic.twitter.com/nLxrPx9oP8
— Folha de S.Paulo (@folha) October 11, 2023
Foto: reprodução