Home Brasil 40°C: Onda de calor deve continuar ao longo da semana, diz Inmet

40°C: Onda de calor deve continuar ao longo da semana, diz Inmet

13 de novembro de 2023, 09h29 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por DCM

O calor intenso que marcou o fim de semana promete persistir ao longo da semana, com algumas regiões do país enfrentando temperaturas acima dos 40°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa onda de calor, comum nesta época de aproximação do verão, é intensificada pelo fenômeno El Niño, que aquece as águas dos oceanos. Meteorologistas alertam que esta pode ser uma das ondas de calor mais intensas já registradas.

O Inmet emitiu alertas de risco à saúde para 13 estados e o Distrito Federal, concentrando-se principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também abrangendo partes do Norte e Sul do país. As temperaturas devem permanecer pelo menos 5ºC acima da média em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste. O alerta de grande perigo foi emitido para o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo, enquanto o alerta de perigo se aplica a Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.

Em São Paulo, a Defesa Civil declarou estado de alerta devido à previsão de máxima de 37°C, enquanto o Rio de Janeiro já enfrentou temperaturas acima de 30°C pela manhã, chegando a 33,7°C no bairro do Jardim Botânico, com sensação térmica de 48°C. O Inmet destaca que São Paulo registrou a maior máxima dos últimos nove anos, atingindo 37,8°C no domingo.

Registros de altas temperaturas foram observados em Porto Murtinho (MS) e Aragarças (GO), atingindo 42,3°C no sábado, as maiores do dia registradas pelo Inmet. Cuiabá (MT) marcou 41,3°C, sendo a capital com a maior temperatura do dia. O Inmet prevê que as máximas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul alcancem 44°C nos próximos dias, com a possibilidade de várias cidades estabelecerem recordes históricos de calor.

Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário