Home Argentina Por “megadecreto”, Justiça aceita 1ª ação contra Milei na Argentina

Por “megadecreto”, Justiça aceita 1ª ação contra Milei na Argentina Oposição protocolou ação contra “megadecreto” de Milei para desregulamentar a economia da Argentina e Judiciário vai analisar legalidade.

23 de dezembro de 2023, 18h49 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O judiciário argentino vai analisar a legalidade da medida do presidente recém-empossado Javier Milei que derrubou mais de 300 leis com o objetivo de desregulamentar a economia do país.

A Justiça abriu uma ação após ser provocada pelo Observatório do Direito a Cidade, que argumenta que o “megadecreto” de Milei é antidemocrático e vai contra o direito coletivo, por impedir a participação popular na decisão.

Milei anunciou o chamado Decreto de Necessidade de Emergência (DNU) na terça-feira (20/12). O documento derruba 366 leis, como as que regulam setores imobiliários, abastecimento e controle de preços. Também foram criadas regras que facilitam a privatização de estatais.

O processo para analisar a legalidade da medida foi autorizado pelo Tribunal Nacional. Milei prepara ainda uma série de projetos de Lei que serão enviados ao Congresso.

Milei se pronunciou pelas redes sociais repostando a mensagem de um apoiador dizendo que “aqueles que se opõem a um decreto tão bom e necessário mostram a sua relutância em resolver as questões urgentes do país”. Veja:

Quienes se oponen a un decreto tan bueno y necesario muestran su poca voluntad de arreglar las cuestiones urgentes del país. https://t.co/HOtfiOsNcb

— Alejandro Rozitchner (@AlejRozitchner) December 23, 2023

“>

Com informações do Metrópoles.
Foto: Juan Mabromata/AFP.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário