O fim de ano em Belo Horizonte poderá ser de fortes chuvas, com raios e fortes rajadas de ventos, segundo a Defesa Civil. Instabilidade no tempo poderá atrapalhar as comemorações da virada de ano.
Segundo o órgão, entre esta sexta-feira (29) e segunda-feira (1) a atuação de áreas de instabilidades atmosféricas podem ganhar força e provocar chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais com volume em torno de 100 e 130 milímetro (mm) em Belo Horizonte.
O primeiro dia de 2024 poderá ser marcado pelas fortes chuvas, quando são esperados 50mm ao longo do dia. O sábado (30) também deverá registrar um grande volume de 40mm. Sexta e domingo o índice pode ser menor, com 10mm e 20mm respectivamente.
A Defesa Civil informou que realizará durante todo o dia o monitoramento das condições climáticas que podem gerar algum tipo de risco à população.
A capital mineira prepara uma série de eventos para a virada para o ano novo, entre eles um show de fogos e luzes na Praça da Liberdade. Fogos de artifícios silenciosos e shows também prometem animar a noite da virada de ano. As atrações fazem parte da “Virada da Liberdade”. Nesta segunda edição, a expectativa é que cerca de 30 mil pessoas compareçam. A principal atração será o show de luzes, que contará com 300 drones, vindos diretamente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A ideia é que eles formem palavras e imagens que remetam a Minas.
Chuvas em Minas
Assim como em BH, o estado mineiro também está em alerta para fortes chuvas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até esta sexta 237 cidades poderão ter chuva entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h.
Por conta das fortes precipitações existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Com informações do Hoje em Dia.
Foto: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA.