Home Belo Horizonte Juiz concede liminar para suspender aumento das passagens de ônibus em BH

Juiz concede liminar para suspender aumento das passagens de ônibus em BH Reajuste está previsto para começar a valer nesta sexta-feira (29).

29 de dezembro de 2023, 00h09 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concedeu, no início da noite desta quinta-feira (28), uma decisão liminar que suspende o aumento de 16,6% das passagens de ônibus em Belo Horizonte. A medida responde a uma ação popular protocolada no dia anterior pelo deputado federal Rogério Correia (PT), que também é pré-candidato à Prefeitura da capital.

De acordo com o juiz Rogério Santos Araújo Abreu, o Executivo deve cumprir a determinação da forma “mais célere possível”, tendo em vista que o aumento está previsto para entrar em vigor na sexta-feira (29). Ainda segundo o magistrado, “o Poder Judiciário não pode se esquivar de decidir questões sociais, e não pode ter sua atuação aprisionada aos limites impostos por um cenário catastrófico noticiado, pois se existe crise, ela afeta tanto aos empresários quanto aos usuários, que são pessoas simples e humildes, que terão boa parte de seus rendimentos utilizados no pagamento de passagens e de seus aumentos”.

Ele ainda argumentou que, com a correção anunciada no início da semana pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), “o perigo de dano é evidente, visto que o aumento do valor da tarifa de transporte público ocasionará prejuízos financeiros aos usuários, que na sua grande maioria são pessoas simples e humildes”.

Se implementado o reajuste, as passagens das linhas principais passariam dos atuais R$ 4,50 para R$ 5,25, o que motivou o parlamentar, junto às deputadas estaduais Beatriz Cerqueira e Macaé Evaristo, além dos vereadores Bruno Pedralva e Pedro Patrus, todos do PT.

“Vitória importante, porque, sinceramente, entre o Natal e o Ano Novo, fazer um aumento grande igual a esse e não consultar a população, não dar à população a condição de reagir não mostra transparência, por isso fizemos essa ação e pedimos a liminar para caçar o aumento” , afirmou Rogério Correia.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concedeu, no início da noite desta quinta-feira (28), uma decisão liminar que suspende o aumento de 16,6% das passagens de ônibus em Belo Horizonte. A medida responde a uma ação popular protocolada no dia anterior pelo deputado federal… pic.twitter.com/L24yUSZznp

— O Tempo (@otempo) December 28, 2023

“>

“A prefeitura já paga subsídio essas empresas, esse ano foram 500 milhões, é muito recurso que a prefeitura despende do próprio orçamento, de imposto do nosso povo para pagar para as empresas de ônibus e essas empresas, sinceramente, o argumento delas é muito fraco, então agora nós colocamos um ponto final nisso”, concluiu.

A PBH foi questionada sobre o cumprimento da liminar, mas ainda não respondeu ao contato da reportagem.

Com informações do OTempo.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário