O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 em Belo Horizonte terá reajuste de 4,72%. Os moradores poderão fazer o pagamento em até 11 parcelas mensais e consecutivas, até o dia 15 de cada mês, a partir de fevereiro de 2024. Os contribuintes que quitarem o tributo até 31 de janeiro terão desconto de 6%.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a expectativa de arrecadação é de R$ 2,1 bilhões, sendo metade até o fim de janeiro, por conta das pessoas que optarem pelo pagamento à vista, com desconto.
Ainda conforme a PBH, o reajuste de 4,72% corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As guias serão entregues na segunda semana deste mês. Para quem optar pelo desconto de 6% já é possível emitir o boleto de forma on-line.
Em 2024, a guia terá alterações. No ano anterior estava a impressão estava “colorida”, mas gerou confusão, deixando os moradores com medo de que fosse falsa. Agora, volta a ser preta e branca.
Segundo o diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias da PBH, Fernando Huber, é importante os moradores estarem cientes das mudanças. “Ano passado tivemos algumas pessoas receosas com o pagamento, com medo de golpes”.
Também constarão na guia duas novas informações. Uma sobre a existência de pagamentos pendentes. Caso o contribuinte esteja em dia, o espaço virá em branco. A outra é o site da PBH para tirar dúvidas sobre o IPTU.
Com informações do Jornal Hoje em Dia.
Foto: MAURÍCIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA.