A quem interessaria o desmonte da Petrobrás, a maior empresa do país? Em 2019, um vazamento de conversas entre várias autoridades do Brasil abala a credibilidade da Operação Lava Jato. O documentário “Amigo Secreto”, de Maria Augusta Ramos, mostra o trabalho de 4 jornalistas para descobrir o real interesse dessa operação e o quanto isso significou um risco para a democracia.
O filme é uma coprodução entre Brasil, Alemanha e Holanda, e parte de uma investigação da justiça brasileira, tendo como objeto, as investigações da Operação Lava Jato. A operação, que resultou na prisão do ex-presidente Lula, posteriormente caiu em um escândalo envolvendo juízes e procuradores, que foram acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas.
Maria Augusta mostra o trabalho de jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil na apuração do que ficou conhecido como a “Vaza Jato”, que trouxe a tona tais ilegalidades cometidas pela Lava-Jato. O documentário traz também imagens de arquivo, o depoimento de Lula ao ex-juiz Sergio Moro, trechos de manifestações, e muito mais.
O roteiro e direção são de Maria Augusta Ramos, que também foi responsável pelo documentário “O Processo”, de 2018, no qual mostra as articulações políticas que culminaram no golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff.
O documentário será exibido nesta quinta-feira (4) às 00h no Canal Brasil. Também é possível assistir pelo ou pelo GloboPlay +canais.
A quem interessaria o desmonte da Petrobrás, a maior empresa do país?
O documentário “Amigo Secreto”, de Maria Augusta Ramos, mostra o trabalho de 4 jornalistas para descobrir o real interesse da Operação Lava Jato.
Assista hoje, à 0h, na TV ou pelo @globoplay +canais. pic.twitter.com/2qoyTjbB1u
— Canal Brasil (@canalbrasil) January 2, 2024
Com informações do MidiaNinja.
Foto: ABr | Reprodução | Felipe L. Gonçalves/Brasil247.