O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), optou por demitir a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy, de acordo com informações obtidas pelo UOL. Marta aceitou o convite para ser vice na chapa do pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL).
A situação envolve uma reunião marcada para hoje às 17h30, na prefeitura, entre o prefeito e Marta, onde será formalizada sua saída do cargo. A decisão de Nunes foi motivada, segundo apuração do UOL, pela irritação causada pela reunião de Marta com Lula no dia anterior, sendo considerada a gota d’água para sua saída.
Na carta de dispensa que será entregue a Marta, Nunes mencionará a “quebra de confiança” como motivo. Esta carta faz parte de uma estratégia de marketing relacionada à candidatura de Nunes.
O prefeito, em conversas com aliados, expressou sentir-se traído por uma articulação feita “pelas costas” e considerou a atitude de Marta como uma grande decepção, especialmente pelo relacionamento amigável entre ele, sua esposa e a ex-prefeita. Marta, ao integrar a chapa de Boulos, colabora com o principal rival de Nunes na corrida eleitoral.
Nunes aponta a articulação de Marta com o PT como tendo a influência do marido da ex-senadora, o empresário Marcio Toledo. A reaproximação com o partido que está atualmente no poder é uma perspectiva defendida por Toledo. A escolha de Marta como vice de Boulos se deve à proximidade de Nunes com o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, enquanto ela apoiou a candidatura de Lula.
Guilherme Boulos não confirmou nem negou o acordo, destacando que as negociações estão sendo conduzidas pelo PT. Ele elogiou a ex-prefeita, mencionando seu legado na capital paulista.
O PT e o PSOL acertaram a escolha de vice, com o entendimento de que Boulos desistirá de sua candidatura em 2022 para apoiar Fernando Haddad ao Palácio dos Bandeirantes. Em contrapartida, o PT não lançará um candidato em 2024, alinhando-se ao psolista na corrida à prefeitura paulistana.
Anteriormente, o prefeito Nunes afirmou ter “confiança” em Marta e mencionou ter uma relação pessoal com ela, acrescentando que ela teria comunicado qualquer movimentação para deixar a prefeitura. Marta assumiu a secretaria de Relações Internacionais em 2021.
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.