Home Belo Horizonte Centros de saúde serão abertos no fim de semana para atender casos de dengue em BH

Centros de saúde serão abertos no fim de semana para atender casos de dengue em BH

27 de janeiro de 2024, 08h01 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A Prefeitura de Belo Horizonte abrirá, neste sábado (27) e domingo (28), cinco centros de saúde para garantir atendimento médico às pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. As unidades Carlos Renato Dias (Barreiro), Vera Cruz (Leste), Aarão Reis (Norte), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova) funcionarão de 7h às 19h, com oferta de atendimento para aqueles que apresentarem febre, dores no corpo ou dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém o acompanhamento diário da situação epidemiológica da cidade e essas cinco regionais foram estrategicamente definidas já que, no momento, apresentam maior procura por atendimento. Para se ter uma ideia, de 1º a 23 de janeiro, mais de 400 pessoas buscaram cuidados médicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Barreiro e Venda Nova com suspeita de dengue ou outras arboviroses. No início de dezembro de 2023, a procura por assistência nesses dois locais não excedeu 50 atendimentos. Cabe esclarecer que também foram observados outros critérios para a decisão, como a positividade de casos nessas regiões.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, as pessoas que apresentarem os sintomas de dengue ou alguma das outras arboviroses devem buscar atendimento. “Os centros de saúde são a porta de entrada para os serviços da rede SUS-BH. A orientação é que a população busque, preferencialmente, esses locais. Por isso, abriremos cinco unidades para atuar como retaguarda das UPAs e garantir a assistência aos usuários durante o fim de semana. A depender do cenário epidemiológico, podemos prontamente adotar novas medidas e ampliar os locais de atendimento”, reforça o secretário.

Nos centros de saúde os profissionais avaliam individualmente cada caso e iniciam o cuidado necessário. Todos os pacientes são classificados e é feita coleta para exames de diagnóstico. Enquanto aguardam atendimento, os usuários recebem soro para reidratação oral. Há também a entrega de um cartão de acompanhamento, que deve ser apresentado em todas as consultas de retorno.

Se preciso, e de acordo com o quadro clínico, o paciente é encaminhado para outras unidades de saúde. Os locais estão preparados para atender os casos suspeitos de dengue e outras arboviroses e as equipes já receberam orientações e treinamentos sobre o manejo clínico, seguindo os protocolos mais recentes do Ministério da Saúde.

Confira o endereço dos locais que estarão em funcionamento neste final de semana:

Barreiro
Centro de Saúde Carlos Renato Dias: Rua José Gonçalves, 375 – Barreiro.

Leste
Centro de Saúde Vera Cruz: Praça Padre Léo Verheyen, 36 (Antiga Praça Pedro Lessa) – Vera Cruz.

Norte
Centro de Saúde Aarão Reis: Rua Waldomiro Lobo, 177 – Aarão Reis.

Oeste
Centro de Saúde Betânia: Rua Canoas, 678 – Betânia.

Venda Nova
Centro de Saúde Rio Branco: Rua Crisanto Muniz, 120 – Rio Branco.

Plano de Enfrentamento às Arboviroses

Belo Horizonte conta com o Plano de Enfrentamento às Arboviroses (dengue, zika e chikungunya) que contempla ações que têm como objetivo ofertar uma assistência oportuna, segura e de qualidade, de forma a evitar a ocorrência de casos com maior gravidade e óbitos. O plano é ativado gradativamente mediante o monitoramento de indicadores que apontam o cenário epidemiológico e assistencial.

Dentre as ações previstas no plano que podem ser implantadas estão a ampliação do horário de funcionamento dos centros de saúde, aberturas de novos serviços e o incremento de profissionais.

Com informações da PBH.
Foto: Aline Resende/PBH.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário