O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que mais da metade da população brasileira vive perto do litoral. Por outro lado, menos de 5% dos brasileiros estão próximos da fronteira com outros países.
Nesta quinta-feira (21/3), o IBGE divulga dados de quantidade de moradores e domicílios, coletados no último censo, em 2022, organizados a partir do território brasileiro.
De acordo com os mapas divulgados pelo IBGE, em 2022, havia 111,27 milhões de pessoas concentradas em uma faixa de 150 quilômetros a partir do Oceano Atlântico. Isso representa 54,8% da população do país.
Já em uma faixa de mesma distância na fronteira com outros países estão concentradas 9,4 milhões de pessoas, o que representa apenas 4,6% dos habitantes do Brasil.
Analista do Censo do IBGE, Fernando Damasco diz que a maior ocupação nas proximidades do litoral reflete questões históricas associadas à formação do território brasileiro.
Pessoas por domicílio
Os dados divulgados nesta quinta mostram de forma geográfica a distribuição de pessoas e domicílios pelo território nacional, além de algumas informações mais específicas, como a média de indivíduos morando em um mesmo local.
Distrito indígena na cidade de Barra do Garças, em Mato Grosso, Toricueije tem a maior média de moradores por domicílio do Brasil. São 6,63 pessoas por moradia, enquanto a média nacional é de 2,79 indivíduos por domicílio.
A partir disso, foi possível observar que o setor onde fica o Complexo Penitenciário da Papuda, no Jardim Botânico, tem a maior concentração de pessoas do país, com 10.163 moradores.
Também foi possível observar que a região de Ceilândia apresenta a maior concentração de pessoas do DF. Já a área do Plano Piloto tem a menor média de moradores por domicílio.
Com informações do Metrópoles.
Foto: Fábio Vieira/Metrópoles.