Nesta quinta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem agendada uma reunião com o ministro da Defesa, José Múcio, e os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica. O encontro visa discutir questões relacionadas às Forças Armadas e acontece num momento de aproximação entre Lula e os militares.
Na quarta-feira (27), durante o lançamento e batismo do submarino Tonelero em Itaguaí, no Rio de Janeiro, Lula expressou seu apreço pelas Forças Armadas e defendeu a importância de mantê-las altamente qualificadas para garantir a paz no país.
“Esse carinho que temos com a Marinha, temos com a Força Aérea Brasileira e com o Exército Brasileiro, porque um país do tamanho do Brasil precisa ter forças armadas altamente qualificadas, altamente preparadas ao ponto de dar respostas e garantir a paz quando nosso país precisar”, disse Lula.
Com o golpe militar de 1964 completando 60 anos em breve, o atual chefe de Estado brasileiro instruiu o ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, a cancelar os eventos planejados para relembrar a data. Essa decisão busca evitar conflitos com os militares e minimizar a importância do aniversário do golpe, que era celebrado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.