O Ministério Público do Rio (MPRJ) moveu uma denúncia contra oito indivíduos por agressões físicas e verbais dirigidas à deputada Marina do MST (PT-RJ) durante um evento realizado em Nova Friburgo, em agosto de 2023. As agressões ocorreram durante um encontro com a população de Lumiar, distrito da cidade serrana, onde a parlamentar foi alvo de ofensas verbais, empurrões, e ataques com garrafas, pedras e ovos.
De acordo com a denúncia do MPRJ, Jailton Barroso Eller é acusado de incitar publicamente a prática de crime ao convocar pessoas para impedir o encontro com a deputada por meio de um aplicativo de mensagens, um dia antes do evento. No dia 12 de agosto, os outros sete denunciados – Wanderlêi Araujo, Leandro Nascimento Longo, Manoel João Leal, Marcos Halley da Silva Klein, Aderlã de Oliveira Frez, Maria Conceição Costa e Samara Thuller de Oliveira – compareceram ao local e proferiram insultos, além de agredirem fisicamente a deputada.
A denúncia destaca que o crime de injúria real foi cometido contra Marina do MST, uma funcionária pública, em razão de suas funções, e na presença de várias testemunhas. Além dos oito denunciados, outras três pessoas foram propostas para transação penal pela Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo, por praticarem crimes de menor potencial ofensivo no mesmo contexto.
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.