Após atacar o ministro Alexandre de Moraes, do STF, acusando-o de censura, o dono do X, Elon Musk, dobrou a aposta e disse que a empresa não vai mais obedecer as decisões judiciais da corte no Brasil. O bilionário sul-africano também ameaça fechar o escritório do X no país, sugerindo que plataforma pode sair do ar.
“Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”, questionou Musk mais cedo em resposta a uma publicação anterior feita pelo ministro em janeiro.
Na publicação, Moraes parabenizava Ricardo Lewandowski por sua nomeação como ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até o momento, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não respondeu às acusações do bilionário.
No final do dia, o bilionário voltou à carga e se disse um “absolutista da liberdade de expressão”, criticou Moraes por despachos que levaram à suspensão de perfis em redes sociais de indivíduos investigados e condenados por disseminação de desinformação e ataques às urnas eletrônicas, e disse que vai parar de cumprir todas as decisões judiciais no Brasil
“Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá [no Brasil]. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro”, disparou.
“Por que você está fazendo isso, Alexandre de Moraes?”, disse o empresário em outra publicação.
A X Corp., empresa do bilionário, afirmou que foi “forçada” por decisões judiciais a bloquear contas no Brasil e declarou não ter conhecimento dos motivos dessas ordens.
A empresa disse ainda não poder divulgar quais contas foram afetadas ou quais publicações violaram a lei. “Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens de bloqueio foram emitidas”, alegou.
We are lifting all restrictions. This judge has applied massive fines, threatened to arrest our employees and cut off access to 𝕏 in Brazil.
As a result, we will probably lose all revenue in Brazil and have to shut down our office there.
But principles matter more than…
— Elon Musk (@elonmusk) April 6, 2024
Why are you doing this @alexandre? https://t.co/5VsqUPivU7
— Elon Musk (@elonmusk) April 6, 2024
X Corp. has been forced by court decisions to block certain popular accounts in Brazil. We have informed those accounts that we have taken this action.
We do not know the reasons these blocking orders have been issued.
We do not know which posts are alleged to violate the…
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) April 6, 2024
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.