A segunda pesquisa DATATEMPO a avaliar o cenário para as eleições municipais de Belo Horizonte realizou o levantamento espontâneo de intenção de voto para prefeito da capital. Nesse cenário, sete em cada dez eleitores de BH (72,1%) ainda não sabem ou não responderam em quem pretendem votar nas próximas eleições. Outros 12,3% disseram que não votariam em ninguém ou registrariam voto branco ou nulo.
No recorte, não é apresentada ao entrevistado uma lista predefinida de possíveis candidatos. Eles falam espontaneamente em quem pretendem votar. O atual prefeito, Fuad Noman (PSD), liderou as intenções de voto, com 3,9%. O ex-prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), aparece em segundo lugar, citado por 3,2% dos eleitores. Apesar da menção, o ex-mandatário não pode concorrer por ter sido eleito nas duas últimas disputas municipais – ele deixou o cargo em 2022 para disputar o governo estadual.
O deputado estadual Bruno Engler (PL) aparece na terceira posição, com 1,9% das intenções de voto. Já o senador Carlos Viana (Podemos-MG), que lidera a pesquisa estimulada, só aparece em quarto lugar na espontânea (1,5%). O deputado federal Rogério Correia (PT) pontua em quinto, com 1,2%. Os demais possíveis candidatos registraram menos de 1%.
“Os dados mostram que o cenário eleitoral está aberto. As eleições ainda não são preocupação do eleitor. Além disso, há indefinição das candidaturas nos partidos”, esclarece Bruna Assis, do DATATEMPO.
Metodologia
A pesquisa DATATEMPO fez 1.200 entrevistas domiciliares entre 26 e 30 de março. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora e o registro no TRE-MG é 02336/2024.
Pesquisa com gráficos aqui.
Foto: Fred Magno/ O TEMPO.