O Irã lançou dezenas de drones contra Israel, neste sábado (13/4), em resposta a um ataque que matou iranianos em uma embaixada na Síria — a ofensiva é atribuída a Tel Aviv. Uma imagem compartilhada pelas Forças Armadas israelenses mostra os locais onde as sirenes foram acionadas.
É possível ver alvos concentrados principalmente na parte sul de Israel. Os drones começaram a chegar por volta das 2h no horário local. O Irã fica a mais de 1.000 km de Israel.
O ataque foi, em sua maior parte, neutralizado pelo sistema de defesa aérea israelense junto ao equipamento militar de países aliados. Os drones foram atingidos pelo domo de ferro, um radar que envia mísseis para explodir os artifícios inimigos ainda no ar.
Caças de países aliados a Israel também atuaram na neutralização dos drones, como Estados Unidos, Inglaterra e Jordânia.
Ataque na Síria
As tensões entre Irã e Israel sofreram uma nova escalada no início do mês, quando o ataque a um complexo diplomático iraniano na Síria deixou 16 mortos, incluindo dois altos comandantes da Guarda Revolucionária iraniana.
Até o momento, a mídia israelense registrou apenas um ferido. É um menino de dez anos, que teria sido atingido por estilhaços que caíram após um drone iraniano ser interceptado na região em que vive.
O menino foi socorrido pelo Magen David Adom, o serviço de emergência médica de Israel. Ele vive em uma vila de pastores nômades beduínos perto da cidade de Arad e estaria em estado grave.
Com informações do Metrópoles.
Foto: Israel Defense Forces.