Home Brasil Venezuela derruba avião brasileiro após invasão do espaço aéreo

Venezuela derruba avião brasileiro após invasão do espaço aéreo

16 de julho de 2024, 19h57 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A Força Aérea da Venezuela interceptou um avião com matrícula brasileira no último domingo (14), após a aeronave invadir o espaço aéreo do país de Nicolás Maduro. A operação resultou na morte do piloto, que fez um pouso forçado.

O incidente foi detalhado pelo general Domingo Hernández Lárez, comandante operacional das Forças Armadas venezuelanas, em suas redes sociais.

Segundo Lárez, o avião entrou na Venezuela em voo baixo, desligou o localizador e ocultou suas matrículas, além de não se identificar. Diante dessa situação, um caça F-16 foi enviado para escoltar a aeronave até um pouso seguro.

Porém, o piloto reagiu com manobras evasivas, o que culminou em um pouso forçado em uma plantação no município de Turén, no estado de Portuguesa, noroeste do país.

“Ao lado da aeronave foi encontrado um tripulante morto e vestígios criminais como um passaporte de nacionalidade mexicana e licença de voo estadunidense, além de outros materiais que vinculam a referida aeronave ao narcotráfico”, declarou Lárez em sua publicação na rede social X, antigo Twitter.

O avião interceptado era um Piper Seneca 2, com matrícula PR-RP, comum entre aeronaves brasileiras, que geralmente possuem as letras PT, PP, PU ou PR como identificação. A prática de usar matrículas clonadas para atividades ilícitas é frequente entre grupos criminosos.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário