Minas Gerais terá um novo senador a partir desta terça-feira (17). Castellar Modesto Guimarães Neto (PP) assume o cargo após a licença do senador Carlos Viana (Podemos), que vai disputar a prefeitura de Belo Horizonte em outubro.
A princípio, o afastamento de Viana será de apenas quatro meses. Se o senador for escolhido prefeito da capital, Castellar, que é suplente, pode permanecer no cargo de forma definitiva, até 2026, quando termina o mandato.
Castellar foi secretário de Governo na gestão do prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD) e se afastou do cargo em março de 2024, já como parte das articulações para a disputa da capital. O novo senador é próximo ao grupo liderado pelo secretário Chefe da Casa Civil no governo Romeu Zema (Novo), Marcelo Aro, que dá apoio à candidatura de Viana em Belo Horizonte, contra o atual prefeito.
Castellar Guimarães Neto é advogado criminalista. Bacharel em Direito pela Universidade Fumec, especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Direito Penal e Política Criminal pela Universidade Sorbonne. Ele foi conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, entre 2016 e 2018, além de membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e do Instituto de Ciências Penais (ICP). Castellar também foi presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF) e um dos atuais vice-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Com informações do OTempo.
Foto: MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO.