A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse nesta quinta-feira (18) que a história que JD Vance, candidato a vice-presidente na chapa de Donald Trump, contou à multidão durante seu discurso na Convenção Nacional Republicana na quarta-feira (17) foi “convincente”, mas “não a história completa”.
“Francamente, o que é muito revelador é o que ele não falou naquele palco”, pontuou Harris durante um comício na Carolina do Norte.
“Ele não falou sobre o Projeto 2025, o plano de 900 páginas para um segundo mandato de Trump”, acrescentou Harris. Ela prosseguiu: “Ele não falou sobre isso porque seus planos são extremos”.
A democrata também criticou Vance pela posição de seu partido em relação ao aborto, à economia e ao apelo por unidade do Partido Republicano após a tentativa de assassinato contra o ex-presidente no sábado (13).
“A questão é a seguinte: se você afirma defender a unidade, você precisa fazer mais do que apenas usar a palavra”, destacou ela.
“Você não pode afirmar que defende a unidade se estiver promovendo uma agenda que priva grupos inteiros de americanos de liberdades básicas, oportunidades e dignidade”, adicionou.
“Você não pode afirmar ser a favor da unidade se tenta anular uma eleição livre e justa e ameaçar acabar com a Constituição dos Estados Unidos”, concluiu Harris.
O Projeto 2025 é um plano político para o próximo presidente republicano produzido por uma instituição conservadora, a Heritage Foundation.
Trump tentou se distanciar do documento, mas uma análise da CNN descobriu que pelo menos 140 pessoas que trabalharam na administração do ex-presidente participaram da criação do relatório.
Com informações da CNN Brasil.
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein/Gaelen Morse.