A troca do candidato democrata Joe Biden por Kamala Harris dá sinais de surtir efeito entre os eleitores norte-americanos. A ex-senadora e atual vice-presidente dos EUA tem desempenho melhor que Biden contra o republicano Donald Trump em todos os estratos sociais, aponta o instituto Morning Consult, em pesquisa realizada entre 21 e 22 de julho.
Biden tinha 39 pontos percentuais de vantagem sobre Trump no eleitorado negro. Já a californiana obtém 54 pontos de vantagem sobre o desafiante republicano.
Entre os eleitores brancos, um dos calcanhares de Aquiles da candidatura Biden, Trump liderava por 17 pontos percentuais. Contra Kamala Harris, essa vantagem diminui para 14 pontos percentuais.
Já entre os eleitores de origem hispânica, contingente populacional de maior crescimento dentro do eleitorado norte-americano, Biden vencia Trump por 4 pontos percentuais. Quando a candidata democrata é Kamala, essa vantagem dobra e vai a oito pontos.
Outra melhora significativa para os democratas é quando analisamos os eleitores sem diploma superior. Biden perdia por 17 pontos. Com Kamala, essa desvantagem fica reduzida a 10 pontos percentuais.
No conjunto do eleitorado masculino, Biden perdia para Trump por 12 pontos. Já quando a candidata democrata é Kamala Harris essa diferença é de apenas 5 pontos percentuais. Entre as mulheres, a diferença era de dois pontos e agora há um empate.
Por fim, a Morning Consult captou uma mudança entre os eleitores independentes, não filiados nem ao Partido Democrata e nem ao Partido Republicano. Biden perdia por 5 pontos nesse estrato e agora é Kamala quem bate Trump – 6 pontos percentuais
🇺🇲 | PESQUISA DE TÓPICOS | NACIONAL | MORNING CONSULT | DE 21 A 22 DE JULHO:
Eleitores Negros:
🔵 Joe Biden liderava entre os eleitores negros por 39%.
🔵 Kamala Harris lidera entre os eleitores negros por 54%.
Eleitores Brancos:
🔴 Donald Trump liderava por 17%, contra Joe… pic.twitter.com/0IaBn6dWf0
— Conexão Américas (@Conexamericas) July 22, 2024
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: reprodução.