A ginasta Simone Biles, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Paris, publicou uma indireta ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua conta no X, antigo Twitter, na última sexta-feira (3). “Eu amo meu trabalho de negra”, escreveu a atleta, referindo-se a uma fala recente de Trump que sugeria que imigrantes ilegais estariam “tomando trabalhos de negros” nos EUA.
A ginasta compartilhou uma postagem do cantor Ricky Davila, que trazia fotos dela com a medalha de ouro e dizia: “Simone Biles sendo a GOAT (Melhor de todos os tempos, em tradução para Greatest Of All Time) ganhando medalhas de ouro e dominando a ginástica é seu trabalho de negra.”
I love my black job 🖤 https://t.co/c5wPc6xOY3
— Simone Biles (@Simone_Biles) August 2, 2024
A declaração do ex-presidente foi feita durante uma entrevista na Convenção Anual da Associação Nacional de Jornalistas Negros dos Estados Unidos (NABJ), em Chicago. Ao ser questionado sobre o que seria exatamente um “trabalho de negro”, Trump respondeu que “um trabalho de negro é qualquer pessoa que tenha um trabalho”, mas repetiu que imigrantes ilegais “estão tirando o trabalho dos negros e hispânicos”.
Além dessa fala, Trump também questionou a identidade racial da vice-presidente Kamala Harris, sua provável oponente na disputa à presidência. “Eu não sabia que ela era negra até alguns anos atrás, quando por acaso ela se tornou negra”, insinuou. Kamala Harris é filha de imigrantes, sua mãe indiana e seu pai jamaicano, e se tornou a primeira mulher, a primeira pessoa negra e a primeira de ascendência indiana a ocupar o cargo de vice-presidente em 2020.
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: reprodução.