A Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) realiza, entre os dias 19 e 21 de setembro, o Congresso da Magistratura Mineira 2024, em Belo Horizonte. O evento, que chega à sua terceira edição, reunirá autoridades do Poder Judiciário e especialistas de diversas áreas para debater temas que contribuem para o avanço das políticas públicas, legislações e o desenvolvimento social.
A abertura oficial acontece na quinta-feira, 19 de setembro, às 19h30, com uma Conferência Magna ministrada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela. As atividades do Congresso serão realizadas no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais, localizado na Avenida João Pinheiro, 161, no centro da capital mineira.
O Congresso abordará uma variedade de questões de grande relevância social, entre eles, inteligência artificial e inovações tecnológicas, meio ambiente e sustentabilidade, Direitos Humanos, criminologia, entre outros, consolidando o evento como um espaço para reflexões sobre o papel do Poder Judiciário nas transformações sociais contemporâneas. A programação completa está disponível no site congresso.amagis.com.br.
O encerramento do Congresso, no sábado, 21 de setembro, contará com uma Conferência Final apresentada pelo ministro do STJ João Otávio de Noronha.
Lançamento da 30ª edição da MagisCultura
Durante o evento, será lançada a 30ª edição da revista MagisCultura, publicação de cultura e arte dos magistrados mineiros. A edição deste ano homenageia a cozinha tradicional mineira, que foi reconhecida em 2023 como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, destacando os sistemas culinários do milho e da mandioca, registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). O lançamento acontecerá no último dia do Congresso, 21 de setembro, das 11h às 11h15.
Foto: Reprodução.