Home Internacional Pedido de Bolsonaro para participar da posse de Trump deve ser negado pelo STF

Pedido de Bolsonaro para participar da posse de Trump deve ser negado pelo STF Tendência da Corte é manter passaporte retido enquanto durar investigação sobre suposta tentativa de golpe.

7 de novembro de 2024, 12h40 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O Supremo Tribunal Federal (STF) não deve liberar o ex-presidente Jair Bolsonaro para viajar aos Estados Unidos e comparecer à cerimônia de posse do novo presidente americano, Donald Trump.

A tendência na Corte é por manter o passaporte de Bolsonaro retido enquanto durar a investigação que apura o envolvimento do ex-presidente em uma trama golpista após as eleições de 2022.

Bolsonaro teve de entregar o passaporte devido a uma ordem judicial do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A decisão foi referendada em outubro pela Primeira Turma, por unanimidade.

A medida foi considerada necessária para evitar que o ex-presidente saia do Brasil enquanto o caso avança na Polícia Federal (PF). Passada a eleição, a expectativa é de mais celeridade no ritmo da investigação.

Ao votar, Moraes disse que “o desenrolar dos fatos demonstrou a possibilidade de tentativa de evasão dos investigados” – e que essa intenção pode ser reforçada à medida que a investigação se aprofundar.

A PF pretende concluir o relatório ainda este ano. Depois, o caso será enviado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, a quem cabe oferecer ou não denúncia contra Bolsonaro.

Conforme mostrou a CNN, a defesa do ex-presidente deve pedir novamente ao STF a recuperação do passaporte “quando e se chegar” o convite de Trump para a posse.

Com informações da CNN Brasil.
Foto: Alan Santos/ PR.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário