Um trabalho conjunto entre diversos centros de pesquisa russos originou novos imunizantes para o combate ao câncer que devem ser disponibilizadas gratuitamente à população do país ainda no início de 2025. O anúncio de um dos imunizantes, feito pelo Ministério da Saúde da Rússia, garante uma atuação do imunizante especializada para cada pessoa, a depender das análises genéticas individuais de cada um.
No site do Centro Nacional de Pesquisa Médica Radiológica, órgão do Ministério da Saúde da Federação Russa, os pesquisadores contam que estão “conduzindo extensivo trabalho científico em duas áreas de uma vez” para combater o câncer.
A primeira frente de trabalho se concentra na vacina oncolítica ‘EnteroMix’, que funciona à base de quatro vírus não patogênicos. Essa mistura promete combater células malignas e, ao mesmo tempo, ativar a imunidade anti-tumor dos pacientes. “Ao longo dos últimos anos, um ciclo completo de estudos pré-clínicos foi completado, confirmando a efetividade e segurança da droga”, garantem. A efetividade do tratamento varia de atrasar o desenvolvimento do câncer até sua completa destruição.
A segunda frente de pesquisas dos cientistas russos é a vacina que utiliza o sistema mensageiro RNA. “A diferença fundamental deste método está na abordagem individual”, explicam. Essa vacina trabalha em um nível molecular, programando células anti-tumor específicas para combater tumores específicos, com base em um retrato molecular do tumor.
Essa nova tecnologia funciona de forma semelhante a das vacinas contra a Covid-19, que usam o RNA mensageiro para “ensinar” o sistema imunológico do paciente a reconhecer as células cancerígenas. Considerando que o câncer é uma das principais causas da mortalidade natural em todo o planeta, um avanço no sentido de combater e prevenir a doença significa uma revolução no campo das ciências e um impacto significativo na longevidade média das pessoas.
Em ambos os casos, está prevista a aplicação das drogas de forma gratuita na população ainda na primeira metade do ano que vem. “O desenvolvimento de tecnologias domésticas na luta contra o câncer é nossa prioridade estratégica”, concluem.
Com informações do Jornal Opção.
Foto: Reprodução/Site do Ministério da Saúde Russo.