O dono do X e da Tesla, Elon Musk, discursou durante um evento da posse de Donald Trump nesta segunda-feira (20), em Washington, diante de apoiadores do republicano que acompanham as cerimônias no ginásio Capitol One Arena.
Durante a fala, Musk fez um gesto com as mãos em direção ao público que alguns usuários nas redes sociais disseram parecer uma saudação nazista. Outros citam que o gesto surgiu no Império Romano.
Elon Musk does what looks like a Hitler salute after talking of victory at Trump inauguration, thanking supporters for assuring "the future of civilisation" pic.twitter.com/xp0kmJ5dFQ
— James Jackson (@derJamesJackson) January 20, 2025
Musk, apontado por Trump para chefiar o novo Departamento de Eficiência Governamental, subiu ao palco pulando e abrindo os braços de forma efusiva. “Esse é ‘o’ sentimento da vitória”, falou. “E não foi uma vitória qualquer. Foi um momento decisivo para a civilização humana.”
“Graças a vocês, o futuro da civilização está garantido. Teremos cidades seguras, finalmente, fronteiras seguras, gastos sensatos, coisas básicas”, completou.
“Essa eleição realmente importava. E eu quero apenas agradecer a vocês por fazerem isso acontecer. Obrigado”, disse Musk, fazendo o gesto em seguida.
Em seu perfil no X, o empresário compartilhou o vídeo do seu discurso e escreveu que “o futuro é muito empolgante”.
Além de Musk, outros bilionários e executivos ligados a empresas de tecnologia compareceram à posse de Trump, incluindo o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, que aguarda uma decisão do novo presidente sobre o futuro da rede social nos EUA.
Trump cita ‘bandeira em Marte’ e empolga Musk
No discurso inaugural de Trump, Musk se empolgou com a fala do novo presidente quando ele citou que os EUA poderão colocar uma bandeira em Marte, onde o homem jamais chegou; veja abaixo.
Além do X e da Tesla, o bilionário é dono da SpaceX, que faz voos espaciais privados e tem contratos inclusive com o governo americano.
Em seu discurso aos apoiadores de Trump, Musk também falou que o país irá a Marte e disse que será “inspirador” o momento em que “astronautas norte-americanos colocarem a bandeira em outro planeta pela primeira vez”.
Ele também celebrou nas suas redes sociais, escrevendo “A América está indo para Marte” e “o retorno do rei”, em alusão a Trump.
Em comemoração, Musk também postou no X a frase “o retorno do rei”, juntamente a uma colagem de imagens das contas do Trump: a primeira, que foi suspensa no antigo Twitter, e o novo perfil presidencial, que retorna às mãos do republicano a partir desta segunda.
Em janeiro de 2021, antes de Musk comprar o Twitter, Trump foi suspenso permanentemente devido ao “risco de mais incitação à violência”. A medida aconteceu dois dias depois de apoiadores do presidente dos Estados Unidos invadirem o Congresso, em ato violento que resultou em 5 mortes.
Com informações do G1.
Foto: Angela Weiss/AFP.