Uma grande e grata surpresa ocorreu durante a divulgação dos indicados ao Oscar 2025, nesta quinta-feira (23). “Ainda Estou Aqui” fez história ao ser lembrado na categoria principal de “Melhor Filme”. O anúncio veio minutos após o longa dirigido por Walter Salles ter sido incluído aos concorrentes de “Melhor Filme Internacional”.
As listas foram reveladas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A cerimônia de premiação está marcada para 2 de março em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Fernanda Torres foi indicada ao Oscar 2025 de melhor atriz por sua atuação em “Ainda estou aqui” nesta quinta-feira (23). A brasileira concorre com Mikey Madison (“Anora), Demi Moore (“A substância”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Cynthia Erivo (“Wicked”).
Ela concorre na categoria 26 anos após indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, por “Central do Brasil” (1998), também dirigido por Walter Salles. Foi a última vez em que o Brasil apareceu nas categorias de atuação.
A indicação de Fernanda foi impulsionada pela vitória no Globo de Ouro 2025 na categoria de melhor atriz de drama. E ela quase não esteve no filme. A primeira escolhida pelo cineasta para o papel foi Mariana Lima.
O filme é um relato biográfico de parte da vida de Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, preso, torturado e morto pela ditadura militar. O papel de Eunice é interpretado por Fernanda Torres.
Eunice Paiva criou os cinco filhos e se tornou advogada de direitos humanos e indígenas após o desaparecimento do marido em 1971, no Rio de Janeiro. O filme é baseado no livro biográfico do jornalista Marcelo Rubens Paiva, filho caçula de Eunice e Rubens Paiva.
Com informações do G1.
Foto: Divulgação.