Um homem de 52 anos foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em Samambaia, suspeito de planejar um ataque extremista contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
Na sexta-feira (28/2), agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado. Dois dias antes, ele teria tentado invadir o STF e ameaçado servidores e ministros da Corte. O suspeito chegou a pular as grades de proteção do prédio, mas foi contido antes de entrar.
Durante a ação, policiais da Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) encontraram evidências que indicam seu envolvimento em possíveis atos extremistas.
Para evitar riscos, os agentes aguardaram o suspeito sair de casa antes de abordá-lo. No momento da prisão, ele resistiu e desacatou os policiais, sendo detido em flagrante por esses crimes. No entanto, acabou sendo liberado posteriormente.
Itens apreendidos
Na residência do investigado, foram encontrados bilhetes que reforçavam suas intenções violentas, um artefato utilizado para a fabricação de bomba caseira, um casaco de uso exclusivo da Polícia Militar do DF (PMDF), além de um celular e um computador.
Entre os bilhetes apreendidos, um deles trazia a mensagem: “Hoje início do reinado do juiz Jerônimo por autoridade de Jesus!”.
As investigações continuam para reunir mais provas sobre a possível apologia ao crime e ameaças contra os ministros do STF.