Home Belo Horizonte Damião realiza mudanças em sua equipe e troca cinco secretários, dois coordenadores e chefe de gabinete

Damião realiza mudanças em sua equipe e troca cinco secretários, dois coordenadores e chefe de gabinete Prefeito rejeita a ideia de "reforma administrativa" e afirma que as mudanças são 'pontuais'.

4 de abril de 2025, 13h47 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), revelou nesta sexta-feira (4) os novos integrantes das secretarias, coordenadorias e da chefia de gabinete da administração municipal. Embora tenha anunciado oito mudanças, o chefe do Executivo deixou claro que não se trata de uma “reforma administrativa”.

Damião optou por manter a equipe econômica de Fuad Noman, com Bruno Passeli permanecendo à frente da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e Pedro Meneguetti mantendo o cargo de Secretário Municipal de Fazenda. O número de secretarias também permanece inalterado, com 18 pastas na Prefeitura de Belo Horizonte.

Veja nova composição da PBH
• Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – André Reis (ocupava a Secretaria Municipal de Política Urbana)
• Secretário Municipal de Políticas Urbanas – Leonardo Castro (ex- Secretário Municipal Adjunto de Governo)
• Secretário Municipal de Segurança Pública – delegado Márcio Lobato
• Secretário de Esportes – Rubão (ex-vereador)
• Secretário de Governo – Guilherme Daltro (estava atuando como secretário interino de Governo e foi efetivado)
• Coordenadoria do projeto Vilas e Favelas – Marcos Crispim
• Coordenador da regional Hipercentro – Álvaro Goulart
• Chefe de Gabinete – Duander Franco

Uma das principais mudanças foi a nomeação do ex-delegado da Polícia Civil, Márcio Lobato, para a Secretaria Municipal de Segurança Pública, substituindo Genilson Zeferino. Lobato foi colega de Damião no programa “Alterosa Agora”, onde comentava casos policiais apresentados pelo agora prefeito.

Além disso, Damião anunciou que Marcus Clemente assumirá a Secretaria Municipal de Educação, após a exoneração de Bruno Barral, que foi afastado em decorrência de uma operação da Polícia Federal.

Ao detalhar as alterações, Damião reiterou que as mudanças são “pontuais” e enfatizou que o objetivo não é impor sua marca pessoal na gestão. “Todas as mudanças são pontuais, de filosofia apenas. Não estamos querendo colocar a cara do Damião. Todos somos da confiança do prefeito Fuad, todos fomos escolhidos por ele, inclusive eu”, afirmou o prefeito.

Foto: Adão de Souza.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário