Um apagão de grande escala afetou Portugal e Espanha nesta segunda-feira (28), deixando milhões de pessoas sem fornecimento de energia elétrica. De acordo com autoridades portuguesas, o incidente foi atribuído a um fenômeno atmosférico raro, que teria provocado oscilações nas redes de alta tensão e comprometido a estabilidade do sistema elétrico europeu.
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, esclareceu que o distúrbio teria se originado fora do território português, provavelmente na rede elétrica da Espanha, afastando qualquer suspeita de ataque cibernético. Montenegro também chamou atenção para a dependência energética de Portugal em relação à Espanha e para as dificuldades estruturais devido à falta de interligações energéticas com outros países europeus.
O blecaute gerou diversos transtornos: o metrô de Lisboa foi paralisado, semáforos deixaram de funcionar e o aeroporto da capital portuguesa precisou suspender temporariamente os voos. Hospitais acionaram geradores para manter serviços essenciais e a população foi orientada a utilizar energia de forma racional.
As autoridades informaram que os trabalhos para normalizar completamente o fornecimento de energia seguem em ritmo acelerado, com expectativa de estabilização total em breve.
Foto: OSCAR DEL POZO / AFP.