Home Minas Gerais Deputados de Minas aprovam aumento de 5,26% nos salários da educação básica

Deputados de Minas aprovam aumento de 5,26% nos salários da educação básica Proposta do governo estadual avança na Assembleia com apoio unânime e sob protestos de outras categorias.

29 de abril de 2025, 18h38 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou nesta terça-feira (29), em primeira votação, o reajuste de 5,26% nos vencimentos dos profissionais da rede estadual de ensino. A proposta, encaminhada pelo Executivo, obteve respaldo unânime dos parlamentares presentes, com 54 votos a favor e nenhum contra.

O reajuste terá efeito retroativo a 1º de janeiro e contempla professores, especialistas da educação, servidores comissionados e detentores de cargos com gratificação, como vice-diretores e coordenadores pedagógicos. A medida também será aplicada a aposentados e pensionistas que se enquadram nos critérios.

O plenário da Assembleia esteve movimentado, com galerias ocupadas por representantes sindicais e profissionais da área, que acompanharam os debates com cartazes e manifestações. Durante a sessão, foram apresentadas emendas que buscavam ampliar o reajuste a outras categorias do funcionalismo estadual, mas todas foram rejeitadas.

Com a aprovação nesta fase, o texto segue para nova análise na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Se obtiver parecer favorável, será levado à segunda votação em plenário, o que pode ocorrer já na próxima semana.

Foto: ALMG.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário